Startups do Ecossistema Itajubá HardTech e do polo regional Inovai do Seed Gov, programa de aceleração do Governo de Minas, participaram do Workshop: “Design de produto: buscando o Product-Market Fit para as startups em pré-operação e operação”.
A atividade, realizada nos dias 20 e 21/11, integrou a programação da edição especial da Itajubá HardWeek, realizada presencialmente no Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Os facilitadores do workshop foram a CEO da NexAtlas, Ana Raquel Calháu, e o head de Growth Hacking, João Victor Venâncio.
Na abertura da semana de eventos, houve a palestra magna “Inteligência Artificial Generativa: como sobreviver à próxima revolução industrial?”, com Juliano Kimura – clique aqui e assista à palestra. Também foram realizados dois painéis sobre ecossistemas e a . Todas as atividades em correalização com o Sebrae.
EXPERIÊNCIA
“Acredito que falar sobre Product Market Fit, que é o encaixe do seu produto com as demandas do mercado, é crucial para o sucesso das startups do nosso ecossistema. Na NexAtlas aprendemos e amadurecemos os processos de criação de produtos cedo, e isso fez toda a diferença para que agora pudéssemos crescer de forma constante e sustentável”, explicou Ana Raquel.






Ana Raquel contou que, para o workshop da Itajubá HardWeek, ela e o João Victor expuseram essas experiências, muitas delas conhecimentos que adquiriram no programa de aceleração de produtos da Samsung. “O feedback que tivemos dos participantes é que as questões que levantamos foram provocadoras para a forma como gerem o negócio e pensam no produto hoje em dia”, destacou a CEO da NexAtlas.
“O workshop abriu minha mente para o caminho que devo percorrer até chegar no que o cliente realmente deseja. Foi bem didático, explicaram sobre as diversas etapas que devo seguir, como uma maior interação com os clientes, estudo de campo etc. Foi rápido, mas muito valioso pelas dicas e abordagens que podemos usar para criação do nosso aplicativo”, destacou João Gurgel, CEO da Human, startup que integra a Jornada de Incubação da INCIT.
A Human é uma startup que atua no campo do RH Tech e busca a modernização da relação entre atendentes, gestores e clientes da indústria de alimentos e bebidas. O principal diferencial da startup, em relação ao tradicional atendimento ao clientes, é o seu pioneirismo em trabalhar com uma abordagem mais humanizada entre o garçom e os clientes nos bares e restaurantes.
“Nosso Ecossistema Itajubá Hardtech é reconhecido nacionalmente por sua excelência tecnológica: são poucos os ajustes necessários em nossas empresas para que nossos diversos produtos se firmem em seus respectivos mercados”, concluiu Ana Raquel.