A Wonder Data Labs, startup que integra a Jornada de Incubação da Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT), mantém estreita parceria com a Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Isso se dá por meio da sua Unidade de Inteligência Artificial (u.AI), que funciona no Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologias da Informação (IESTI).
O IESTI também abriga o Grupo de Pesquisa em Cibersegurança e Sistemas Críticos, que, desde 2022, desenvolve projetos em áreas como avaliação de usabilidade de sistemas e análise de vulnerabilidades em dispositivos IoT.
“A u.AI é o nosso laboratório de Inteligência Artificial dedicado a patrocinar bolsas de estudo para alunos da UNIFEI que buscam desenvolver pesquisas inovadoras nessa área. Nosso compromisso é fortalecer continuamente a conexão entre a academia e a indústria, promovendo uma colaboração que impulsione avanços significativos no campo da inteligência artificial”, explica Alfredo Sahade Vespa, gerente de Operações da Wonder DataLabs.
A inauguração u.AI, que faz uma referência à expressão mineira “uai”, foi inaugurada em junho de 2024, mas, na prática, funciona desde o início do ano. Estiveram presentes os professores Edson da Costa Bortoni, reitor da UNIFEI; Otávio de Souza Martins Gomes, Luiz Lenarth Gabriel Vermaas e Robson Luiz Moreno, do Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologia da Informação (IESTI), e Carlos Henrique Pereira Mello, diretor de Extensão Tecnológica e Empresarial da Pró-reitoria de Extensão (PROEX). Também participaram da cerimônia o secretário municipal de Ciências, Tecnologia, Indústria e Comércio, José Fernando Grassi Bissacot, e integrantes da startup.
A Wonder DataLabs, através de seus produtos, o Wonder Sentinel e o Wonder Wise, traz soluções transformadoras para manutenção preditiva e eficiência burocrática no setor industrial, usando IA de ponta como a base do seu negócio.