O novo subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede), Lucas Mendes de Faria Rosa Soares, foi apresentado ao Ecossistema Itajubá HardTech durante visita à Inovai, a agência de inovação de Itajubá. Ele foi recebido pelo diretor executivo, Maurício de Pinho Bitencourt, e pelo diretor de Inovação, Carlos Conti. O encontro aconteceu em 2 de agosto.
Lucas Mendes também visitou o Centro Tecnológico para o Pré-Sal Brasileiro (CTPB), que está instalado no Parque Científico e Tecnológico de Itajubá (PCTI). O PCTI é um dos ambientes de inovação geridos pela Inovai. Os outros três são: a INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá), o Inovaitech – Escritório de Projetos e a Intecoop (Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares).
“A visita a esses dois grandes projetos de Itajubá foi muito produtiva. Primeiro, o laboratório do Pré-sal, único no mundo, e que está completamente tomado por projetos até 2027. O outro, a Inovai, um verdadeiro hub de inovação, atuando com incubação de empresas e startups que já têm ganhado mercado nacional e internacional”, disse Lucas Mendes.
De acordo com o subsecretário, ambas as iniciativas têm proporcionado a atração de investimentos para a região e, consequentemente, para Minas, como também têm proporcionado a geração de renda e empregos de qualidade, com médias salariais superiores a de outros setores.
“São iniciativas robustas como essas que possibilitam cada vez mais o fortalecimento do setor produtivo em nosso Estado, a política de tríplice hélice e a atração de empreendimentos, além de possibilitar a transformação de mero consumidor de tecnologia e de soluções, para exportador”, destacou Lucas Mendes, que assumiu a Subsecretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação há um mês, em substituição a Bruno Araújo Oliveira, agora secretário executivo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.