Startups do Ecossistema Itajubá HardTech apresentaram soluções inovadoras durante a Smart City Expo Curitiba 2024, que aconteceu de 20 a 22 de março, na capital paranaense. Elas expuseram suas soluções em stand do Ecossistema, uma parceria entre o Sebrae Minas e a Inovai – a agência de inovação de Itajubá. São elas: Dyncir, IE Tecnologia, Liteleds, Solver Tecnologias e Verth Tecnologia
A Smart City Expo Curitiba 2024 é uma realização do iCities, empresa brasileira pioneira em cidades inteligentes, com a chancela da Fira Barcelona, instituição internacional com 90 anos de história e referência em encontros globais. O lema geral deste ano “Reinventing cities for all” (Reinventando cidades para todos).
“Participar do maior evento de cidades inteligentes do Brasil abriu muitas oportunidades com clientes e parceiros. Neste ano, além dos equipamentos de monitoramento, a IE apresentou a Plataforma de Gestão Inteligente de Energia e Água. O projeto aplica tecnologias digitais e de Internet das Coisas para promover o uso mais eficiente de energia e água nos municípios, promovendo cidades mais inteligentes e sustentáveis”, explicou Renato Swerts, gerente comercial da IE.
De acordo com Pedro Andrade, diretor técnico da Liteleds, a participação da empresa na Smart City Curitiba foi crucial para estabelecer novos contatos comerciais. “A feira proporcionou à empresa uma plataforma para conectar-se com potenciais clientes e parceiros, ampliando sua rede e fortalecendo sua presença no mercado de iluminação inteligente e telegestão”, ressaltou.
Na Smart City Curitiba, a Liteleds se destacou ao apresentar sua luminária LED com Câmera Full HD embutida, uma inovação revolucionária no conceito de iluminação pública. Além disso, a empresa também demonstrou dispositivos de telegestão utilizando tecnologias como LoRaWAN e NB-IoT, possibilitando o controle remoto e a coleta de dados em tempo real para otimização do sistema de iluminação urbana.
“Essas soluções não apenas promovem maior eficiência energética e segurança, mas também refletem o compromisso da Liteleds em liderar o avanço em direção a cidades mais inteligentes e sustentáveis”, disse Pedro Andrade.