EnglishPortuguês

Solver Tecnologias assina contrato com a Vale para monitorar na Estrada de Ferro de Carajás

A Solver Tecnologias, empresa graduada pela INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá), assinou contrato com a Vale (gigante do setor de mineração) e acaba de implantar na Estrada de Ferro de Carajás (EFC) o primeiro sistema online de monitoramento de malha ferroviária do país. O projeto visa garantir a segurança e evitar acidentes no quilômetro 378.

O sistema implantado identifica com antecedência recalques de fundação e deflexão de pavimento, parâmetros de L/V, que podem ocasionar o afundamento dos trilhos e até mesmo o descarrilamento de composições de trens de minério. Com o novo sistema de monitoramento, qualquer instabilidade na via será detectada em tempo real, permitindo medidas preventivas para evitar acidentes.

Para garantir a máxima eficiência, foram instalados 26 sensores ATT, 3 unidades do SisCom (Sistema de Comunicação) e o software LeadPro. O contrato firmado entre a Solver Tecnologias e Vale tem duração de três anos e já esta em andamento projetos de implantações em outros trechos.

“A implementação desse sistema de monitoramento pioneiro evidencia a preocupação do mercado e da Solver Tecnologias, com a segurança e a excelência na prestação de serviços”, disse o sócio fundador e diretor da Solver Tecnologias, Daniel Trautwein.

SOLVER TECNOLOGIA

A Solver Tecnologias atua com desenvolvimento, fabricação e instalação de sistemas de monitoramento de estruturas e sistemas de alerta de emergência.

A empresa desenvolve tecnologias inovadoras e projetadas para monitorar diferentes tipos de estruturas, como barragens de rejeito, hidrelétricas, ferrovias e edifícios. As soluções visam identificar anormalidades comportamentais das estruturas, que podem causar problemas estruturais, podendo levar a colapsos.

O monitoramento de múltiplos parâmetros e alta precisão favorecem as análises precisas e manutenções assertivas, garantindo maior segurança estrutural.

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp