A terceira reunião para elaborar a proposta de Indicação Geográfica (IG) de Serviço de Tecnologia em Itajubá, realizada de 21 a 23 de janeiro, teve como objetivo a apresentação e validação do signo distintivo desenvolvido para a IG. Durante a reunião com o comitê gestor, também foi iniciada a elaboração do caderno de especificações técnicas, documento essencial para a proteção e comercialização dos serviços.
Andresa Paes, gestora do Sebrae Itajubá, enfatizou a importância da discussão e participação do comitê para elaboração do caderno de especificações técnicas, que irá detalhar os padrões de qualidade dos serviços. “O documento também prevê a definição de regras, direitos e penalidades para garantir a integridade dos serviços identificados pela IG”, explica.



Os próximos passos incluem a validação contínua dos materiais elaborados em novas reuniões, que ainda não têm datas definidas. Após a finalização do caderno, o processo seguirá para aprovação junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), marcando um avanço significativo na proteção e valorização dos serviços com a Indicação Geográfica.
O signo desenvolvido para a IG Itajubá inclui a criação da identidade visual, representação gráfica e selo de controle. As estratégias para a incorporação de elementos tecnológicos, como numeração e QR-Code, também foram abordadas, visando garantir um controle mais efetivo sobre os selos de certificação.