A Prefeitura de Itajubá anunciou nesta segunda-feira, dia 1º de julho, a publicação das leis que autorizam a doação de áreas localizadas no Parque Científico e Tecnológico de Itajubá (PCTI) para empresas de base tecnológica. A medida visa impulsionar o desenvolvimento tecnológico na cidade e atrair novos investimentos.
As empresas contempladas são: Sensymed Equipamentos Médicos; RE Informática; DDMX Inteligência em Análise de Dados; B2ML Sistemas; PS Soluções Indústria, Comércio, Representações e Consultoria; Zeta Lab e Rennosonic Tecnologia. Essas empresas agora poderão construir suas sedes no espaço do PCTI, proporcionando maior infraestrutura e oportunidades de crescimento.
Segundo Maurício de Pinho Bitencourt, diretor geral da Inovai, essa é uma etapa importante para o Ecossistema Itajubá HardTech. “A maioria dessas empresas nasceu na INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá) e participou da nossa jornada de incubação”, explicou. Ainda ressaltou que essa medida da Prefeitura é essencial para o povoamento e crescimento do PCTI, uma vez que, para o sucesso de um parque científico e tecnológico, é necessário ter ambientes para inovação, instituições de ciência e tecnologia e densidade de empresas de base tecnológica no local.
“Com essa iniciativa, o PCTI se consolida como um importante espaço para o desenvolvimento tecnológico na região”, ressaltou. A Inovai é a agência de inovação de Itajubá e responsável pela gestão dos ambientes da INCIT, do PCTI e do inovaitech.
PCIT – POVOAMENTO
A MVTech Desenvolvimento de Tecnologia e Serviços, startup que integra o Programa de Incubação da INCIT, foi a primeira empresa a ocupar uma área no Parque Científico e Tecnológico de Itajubá (PCTI), na modalidade “Residente em áreas de cessão de uso”. Saiba mais aqui.
Também integram o PCTI o Centro Tecnológico para o Pré-Sal Brasileiro (CTPB) e Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA).
CONTRAPARTIDA
Cada empresa contemplada pelo decreto da Prefeitura se comprometeu, como contrapartida, a realizar melhorias no município, como a construção de um Campo de Futebol Society no bairro Novo Horizonte e a execução do Isolamento Acústico Completo da Sala de Música da Escola de Tempo Integral. Outras melhorias incluem a construção de vestiários em dois Campos de Futebol Society do Município, a instalação de playgrounds e a doação de equipamentos para laboratório no Centro Vocacional Tecnológico de Itajubá – CVT Laércio Caldeira, entre outras iniciativas.