Com foco na conservação da Serra da Mantiqueira, pesquisadores da Universidade Federal de Itajubá vem trabalhando no projeto baseado na Internet das Coisas (IoT) para o monitoramento de montanhistas, para que assim haja a proteção e conservação da Serra da Mantiqueira, conhecida por suas belezas, que a colocam como uma das mais belas cadeias de montanhas do país. O projeto em questão é dirigido pela professora Daniela Rocha e busca estudar a viabilidade de uso da tecnologia de Rede LoRaWAN para a instalação de sensores na região.
A pesquisa acontece na Serra Fina, seção da Serra da Mantiqueira, muito conhecida por suas trilhas, onde já existe outro projeto, voltado para a contagem de pessoas na trilha. A equipe de pesquisa conta com a participação de experientes guias que irão percorrer a trilha em posse de um rastreador LoRa para identificar as áreas que recebem o sinal de transmissão da Rede LoRaWAN da American Tower.
A instalação dos dispositivos IoT na Mantiqueira é vista com muito entusiasmo pois pode evitar novas tragédias, como a ocorrida em 2020, em que um incêndio de grandes proporções atingiu mais de 600 hectares da vegetação local, o que seria equivalente a 460 campos de futebol. Isso pois, os sensores podem identificar e enviar alertas com a localização dos incêndios, tornando assim mais ágil e eficiente a atuação do corpo de bombeiros. Além disso, também será possível monitorar os visitantes que se aventuram em quase 30 km de trilha na Serra Fina e localizar aqueles que estão perdidos.
Fonte: IoTLabs, American Tower do Brasil