Missão técnica do Piauí visitou a Inovai, a agência de inovação de Itajubá, onde foi apresentado ao Ecossistema Itajubá HardTech e à INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá) e seu programa de incubação.
O grupo foi recebido pelo diretor executivo da Inovai, Maurício de Pinho Bitencourt, que apresentou o Ecossistema Itajubá HardTech – considerado o melhor do país, na categoria cidades de Médio Porte,) – e o Programa de Incubação da INCIT, um dos ambientes coordenados pela Inovai. Maurício fez um breve relato da história do Ecossistema, o trabalho integrado entre os atores e as ações e projetos que estão em andamento.
A visita, em 4 de março, integrou a extensa programação do grupo, que veio a Itajubá conhecer a estrutura da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), em especial, o Centro de Hidrogênio Verde (CH2V) e Centro Tecnológico para o Pré-Sal Brasileiro (CTPB). Eles foram recepcionados pelo reitor da Unifei, Edson Bortoni.
A comitiva foi composta pelos seguintes representantes de instituições de ensino superior: João Paulo Sales Macedo e Josenildo de Souza e Silva, respectivamente reitor e coordenador da Estação de Aquicultura e Biousina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar); Antônio Bruno de Vasconcellos Leitão, professor de Engenharia Mecânica da Universidade Federal do Piauí (UFPI); Wilson Rosas de Vasconcelos Neto e Gilvan Moreira da Paz, professores das áreas de Engenharia Elétrica e de Química e Materiais, respectivamente, do Instituto Federal do Piauí (IFPI); e Juan de Aguiar Gonçalves, professor de Engenharia Elétrica da Universidade Estadual do Piauí (UESPI), além do representante da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Francisco de Assis da Silva Mota, professor de Engenharia Química.
Também participaram da comitiva os representantes das seguintes entidades: Daniel P. Guimarães, CEO da H2NH3.tech; Ciro Gonçalves e Sá, assessor técnico da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI); Thadeu Dufrayer, Gerente de Ecossistema da InvestePI, e Raimundo Batista Ribeiro Júnior, assessor técnico da Fundação Cultural e de Fomento à Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação (FADEX).