Missão técnica de Lima (Peru) visitou a Inovai, a agência de inovação de Itajubá, onde foi apresentado ao Ecossistema Itajubá HardTech e conheceu como é a Jornada de Incubação da INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá).
O grupo foi formado pelos professores Rocio Sales Corderos, Juan Francisco Tisza Contreras, José Andrés Yparraguirre Calderón e Warren Reátegui Maldonado, da Universidade Nacional de Engenharia de Lima (UNI); e pelo engenheiro Roberto Berlini, da Empresa BPowertrain.
Eles estavam acompanhados por Christian Coronado, professor do Instituto de Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e membro do Grupo de Estudos em Tecnologias de Conversão de Energia (GETEC). Na Inovai, foram recebidos pelo diretor executivo, Maurício de Pinho Bitencourt.
Durante sua apresentação, Maurício Bitencourt falou sobre a proposta de valor da Inovai, que é gerir, de forma colaborativa, as ações, projetos e atividades de inovação e empreendedorismo do ecossistema. A agência promove três ambientes de inovação: a INCIT, o PCTI – Parque Científico e Tecnológico de Itajubá, e o Inovaitech – Centro de Desenvolvimento Tecnológico.
“Os professores queriam conhecer como funciona uma incubadora de empresa de base tecnológica e um ecossistema de inovação e empreendedorismo. Eles querem ter algo como referência para ser implantado na Universidade Nacional de Engenharia”, explicou Christian Coronado, professor do Instituto de Engenharia Mecânica da Unifei (Universidade Federal de Itajubá) e membro do Grupo de Estudos em Tecnologias de Conversão de Energia (GETEC).
Eles também visitaram vários laboratórios da Unifei, como o Laboratório de Máquinas Térmicas, Laboratório de Usinagem e Impressão 3D, Centro de Hidrogênio Verde e o Centro Tecnológico para o Pré-Sal Brasileiro.