Missão técnica do Ecossistema ConecTB, de Telêmaco Borda (Paraná), visitou a Inovai, a agência de inovação de Itajubá, onde foi apresentada ao Ecossistema Itajubá HardTech. O grupo foi formado por representantes de universidades, associações de classe e órgãos públicos e privados do município. Eles foram recebidos pelo diretor executivo da INOVAI, Maurício de Pinho Bitencourt.
O objetivo central da visita, em 16 de outubro, foi conhecer a governança do Ecossistema Itajubá HardTech e a interação entre seus atores, como a Inovai, responsável pela gestão de três ambientes de inovação: a INCIT (incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá), o inovaitech e Parque Científico e Tecnológico de Itajubá (PCTI).
“Decidimos visitar o ecossistema, por sugestão do Sebrae, porque nosso município tem o mesmo porte de Itajubá. Queremos levantar subsídios para nos ajudar na estruturação de nosso ecossistema: cada cidade tem sua história e suas especificidades, mas alguns processos não precisam ser inventados do zero”, disse Celso de Oliveira, que preside o ConecTB e também o Polo Digital Gralha Azul.
O Polo Digital visa fomentar e fortalecer o ambiente de negócios de Tecnologia da Informação e da Comunicação na região centro-leste paranaense e tem sua sede no município de Telêmaco Borba. Sua diretoria é composta por empresários e entidades ligadas à tecnologia digital.
O grupo também conheceu a Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e alguns de seus laboratórios, como o Centro Tecnológico para o Pré-Sal Brasileiro, um centro de excelência em pesquisa e desenvolvimento na área de petróleo e gás.
VISITAS
Em outubro, a Inovai também recebeu a visita da (CIT SENAI), de Belo Horizonte, e do e , ambos de Itajubá.