Missão técnica organizada pelo Sebrae Itajubá levou atores do Ecossistema Itajubá HardTech para conhecer o ecossistema de inovação de Porto Alegre, reconhecido por sua importância como catalisador do desenvolvimento local e regional. A visita ocorreu de 08 a 11 de abril.
Participaram da missão sócios fundadores da Inovai, como a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá (ACIEI), a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas Gerais (FACESM), o Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI) e representante da Universidade Federal de Itajubá (Unifei); startups incubadas e graduadas pela INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá, como a NeST, a B2ML e a TR Soluções; e agentes do Sebrae Minas.
“Pudemos notar que o Ecossistema de Porto Alegre tem uma similaridade muito grande com o nosso. Aprendemos muito, mas não podemos desconsiderar o que já temos e o que produzimos ao longo desses quase 30 anos”, Ana Cleo, agente local de inovação do Sebrae Minas em Itajubá.
O Ecossistema Itajubá HardTech venceu, em 2023, o , uma iniciativa da Mobilização Empresarial para a Inovação (MEI), com realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
VISITAS
A missão técnica de Itajubá visitou os seguintes locais no sul do País: Tecnosinos, em São Leopoldo (RS), o Feevale Tech Park, em Novo Hamburgo (RS), e o TECNOPUC, o Parque Científico e Tecnológico da PUC-RS.
O grupo conheceu ainda o Instituto Caldeiras e Sebrae X, um hub de inovação com mais de 22 mil metros quadrados que promove a conexão entre grandes empresas, startups, universidades e poder público, gerando um movimento transformador de fomento do ecossistema de tecnologia e inovação. O Sebrae X fica dentro do Instituto e trabalha com inovação aberta, programa de desenvolvimento de startups, eventos, investimentos e ecossistemas; e a Secretaria de Inovação de Gravataí.
“A missão técnica para Porto Alegre foi muito produtiva e inspiradora. Conhecemos vários ambientes de inovação e notamos uma grande interação, cooperação e espírito de pertencimento entre os membros do ecossistema. Voltamos da missão com a certeza de que estamos no caminho certo, mas temos muito para avançar. O envolvimento dos atores e comunidade é essencial para o sucesso do nosso ecossistema”, disse Joana Marins, da TR Soluções, empresa graduada pela INCIT.