EnglishPortuguês

Missão técnica de Itajubá conhece o ecossistema de inovação de Porto Alegre

Missão técnica organizada pelo Sebrae Itajubá levou atores do Ecossistema Itajubá HardTech para conhecer o ecossistema de inovação de Porto Alegre, reconhecido por sua importância como catalisador do desenvolvimento local e regional. A visita ocorreu de 08 a 11 de abril.

Participaram da missão sócios fundadores da Inovai, como a Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá (ACIEI), a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas Gerais (FACESM), o Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI) e representante da Universidade Federal de Itajubá (Unifei); startups incubadas e graduadas pela INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá, como a NeST, a B2ML e a TR Soluções; e agentes do Sebrae Minas.

“Pudemos notar que o Ecossistema de Porto Alegre tem uma similaridade muito grande com o nosso. Aprendemos muito, mas não podemos desconsiderar o que já temos e o que produzimos ao longo desses quase 30 anos”, Ana Cleo, agente local de inovação do Sebrae Minas em Itajubá.

O Ecossistema Itajubá HardTech venceu, em 2023, o , uma iniciativa da Mobilização Empresarial para a Inovação (MEI), com realização da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

VISITAS

A missão técnica de Itajubá visitou os seguintes locais no sul do País: Tecnosinos, em São Leopoldo (RS), o Feevale Tech Park, em Novo Hamburgo (RS), e o TECNOPUC, o Parque Científico e Tecnológico da PUC-RS.

O grupo conheceu ainda o Instituto Caldeiras e Sebrae X, um hub de inovação com mais de 22 mil metros quadrados que promove a conexão entre grandes empresas, startups, universidades e poder público, gerando um movimento transformador de fomento do ecossistema de tecnologia e inovação. O Sebrae X fica dentro do Instituto e trabalha com inovação aberta, programa de desenvolvimento de startups, eventos, investimentos e ecossistemas; e a Secretaria de Inovação de Gravataí.

“A missão técnica para Porto Alegre foi muito produtiva e inspiradora. Conhecemos vários ambientes de inovação e notamos uma grande interação, cooperação e espírito de pertencimento entre os membros do ecossistema. Voltamos da missão com  a certeza de que estamos no caminho certo, mas temos muito para avançar. O envolvimento dos atores e comunidade é essencial para o sucesso do nosso ecossistema”, disse Joana Marins, da TR Soluções, empresa graduada pela INCIT.

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp