Quatro startups vinculadas à Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT) participaram da Missão à Europa organizada pelo Sebrae: A Liteleds, Metaprise, Solver Tecnologias e Wonder DataLabs tiveram a oportunidade de conhecer o ecossistema empreendedor da Espanha e Portugal, participar do Web Summit Lisboa, além de realizar reuniões de negócios com empresas e investidores nesses países.
A Inovai esteve representada na missão pelo diretor de inovação, Carlos Conti, que se reuniu com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, e com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio de Avelar, ambos presentes no evento. Durante a ocasião, eles visitaram os estandes das startups de Itajubá. Essa foi uma excelente oportunidade para estreitar ainda mais os laços entre o Ecossistema Itajubá HardTech e o Governo de Minas.
Em Minas, o Programa de Aceleração para Internacionalização do Sebrae selecionou 15 startups, 04 delas do Ecossistema Inovador de Itajubá. No Brasil, foram 150. A missão ocorreu de 12 a 14 de novembro, mas desde julho as startups selecionadas participaram de capacitações coletivas e mentorias individualizadas para a construção de seus planos de internacionalização.
“A participação das startups de Itajubá na missão mostrou a diversidade dos setores representados e evidenciou a capacidade do Ecossistema Itajubá HardTech de criar negócios escaláveis e conectados às demandas internacionais”, explicou a gestora do Sebrae Itajubá, Andresa Paes.
Durante a missão, as startups de Itajubá participaram ativamente de agendas com investidores, networking, palestras e apresentaram suas soluções. “A participação permitiu que as startups entendessem melhor como operar em mercados globais, aprendendo sobre regulação, cultura de negócios e expectativas de clientes internacionais. Essa experiência ampliou a visão estratégica e trouxe novos insights para o desenvolvimento de suas empresas”, destacou Andresa Paes.
Além disso, contribuiu para consolidar Itajubá como um ecossistema de inovação reconhecido. “A missão abriu portas para futuras parcerias, tanto na Europa quanto em outros mercados, e gerou aprendizado prático para o desenvolvimento de estratégias”, completou.
INTERNACIONALIZAÇÃO
“A Missão à Europa proporcionou insights valiosos sobre as particularidades do mercado europeu, especialmente em relação aos aspectos regulatórios e às demandas específicas do nosso setor. Como já operamos nos Estados Unidos, identificamos a necessidade de adaptações estratégicas em nossos produtos e na comunicação para replicar nosso sucesso no mercado europeu. A participação na missão do Sebrae foi fundamental para evitar uma entrada prematura no mercado, permitindo-nos desenvolver uma estratégia mais assertiva e alinhada às exigências locais”, explicou o gerente de Operações da Wonder DataLabs, Alfredo Sahade Vespa.
Para ele, a missão foi instrumental em três aspectos principais: primeiro, permitiu à equipe compreender as tendências tecnológicas do setor no mercado europeu, especialmente no segmento industrial; segundo, possibilitou o estabelecimento de parcerias estratégicas que serão fundamentais para a expansão da empresa na região. Por fim, o networking entre as empresas participantes gerou oportunidades de colaboração inesperadas e valiosas, que dificilmente teriam se materializado em outras circunstâncias. “As agendas organizadas pelo Sebrae e Beta-I foram extremamente eficazes em nos auxiliar na identificação das localidades mais promissoras para nossa sede europeia”, finalizou.
“Nossa participação foi extremamente enriquecedora. Tivemos a oportunidade de compreender melhor as particularidades do mercado europeu, como as exigências regulatórias, as tendências tecnológicas em iluminação e sustentabilidade, além de reforçar a importância da inovação como diferencial competitivo. Outro aprendizado valioso foi conhecer os principais agentes que podem apoiar empresas brasileiras a se estabelecerem no mercado europeu, facilitando os processos de entrada e adaptação, afirmou Pedro Andrade, diretor técnico da Liteleds.
Para ele, as trocas de experiências com outros participantes e especialistas “reforçaram nossa confiança em seguir com um planejamento sólido para expandir nossa presença global”. “Essa viagem foi crucial para reforçar a ideia de que a internacionalização é uma meta alcançável, desde que apoiada por parcerias certas e um conhecimento profundo das dinâmicas do mercado”, ressaltou.
MERCADO EUROPEU
“O mercado europeu é muito mais exigente que o brasileiro nas questões de provar sustentabilidade, documentações e na forma de abordagem. De modo geral, a Solver mudou sua estratégia para acessar esse mercado. É compreensível entender os receios deles em contratar tecnologias desconhecidas e de países distantes, por isso estamos agendando projetos-piloto com os contatos que fizemos, demonstrar nossas operações e assim trazer uma segurança para as contratações”, disse o sócio fundador e diretor da Solver Tecnologias, Daniel Trautwein.
De acordo com Daniel Trautwein, a empresa fez contatos com agências que representam empresas de países europeus e diretamente com empresas que demandam os produtos e serviços da Solver. “Outro grande aprendizado foi a questão da estratégia para participar de eventos desse porte, ou seja, é fundamental trabalhar os agendamentos com antecedência”, disse.
“Participar de eventos internacionais é essencial para qualquer startup que busca crescimento e inovação. A imersão em culturas e línguas diferentes desafia as equipes a repensarem abordagens e ampliarem suas perspectivas. O Brasil tem um papel crucial no cenário global de inovação, oferecendo soluções tecnológicas relevantes para problemas complexos. O mundo está pronto para a criatividade brasileira – e as startups devem estar prontas para o mundo”, disse Para Ramon Mendes, da startup Metaprise.