Ministério da Defesa visita Ecossistema Itajubá HardTech para prospecção de tecnologias disruptivas

A Inovai recebeu recentemente a visita do General-de-Divisão (Engenheiro Militar) Eduardo Wolski, vice-chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) do Exército Brasileiro. A iniciativa fez parte de uma missão de prospecção promovida pelo Ministério da Defesa, com o propósito de conhecer o ambiente de inovação de Itajubá e identificar startups e fornecedores com potencial para atender às necessidades das Forças Armadas.

Durante a programação, o General percorreu as instalações da Incit – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá e um dos ambientes geridos pela Inovai, e teve contato direto com algumas das principais soluções tecnológicas desenvolvidas por startups locais. O interesse surgiu a partir de um primeiro contato estabelecido pelo 4º Batalhão de Engenharia de Combate com o Ecossistema Itajubá HardTech, o que motivou o Ministério da Defesa a organizar a visita para avaliar como as capacidades tecnológicas da região podem contribuir com projetos de interesse nacional.

No decorrer da visita, o General conheceu as soluções de dez startups, sendo elas: NexAtlas, Wonder Data Labs, Dyncir, Solver, MVTech, E-Fisc, Dac Engenharia, ZetaLab, Verth Tecnologia e ITS, todas integrantes do Ecossistema Itajubá HardTech.

Ao final da agenda, o General demonstrou entusiasmo com o que viu. Ele destacou a qualidade técnica das startups, a postura proativa dos empreendedores e o alto valor agregado das soluções apresentadas. Wolski ainda completou: “Retorno para Brasília com uma excelente impressão e com o compromisso de buscar as articulações necessárias para que possamos dar continuidade a esse contato, de forma que isso evolua para parcerias concretas com uma ou mais empresas aqui da incubadora e do ecossistema de Itajubá”.

A visita reforça o papel estratégico da Inovai e do Ecossistema Itajubá HardTech como pólos de desenvolvimento de tecnologias com aplicação dual (civil e militar), contribuindo para o avanço da inovação e para a promoção da soberania tecnológica do país.

Data de publicação: 02/07/2025

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp