Itajubá deverá receber, em breve, o título de Capital Nacional da Produção de Helicópteros por abrigar a Helibras, a única empresa fabricante de helicópteros no Brasil. A empresa integra o Arranjo Produtivo Local (APL) de Asas Rotativas e de Defesa, que é reconhecido pelo Governo de Minas desde março de 2022.
O Projeto de Lei 2.653/2022, que confere o título ao município de Itajubá, foi aprovado pela Comissão de Educação e Cultura do Senado Federal nesta terça-feira, 20/06. Como foi aprovado em caráter terminativo, a matéria segue direto para análise da Câmara dos Deputados, a não ser que haja recurso para votação no Plenário do Senado.
O projeto, do senador Carlos Viana (Podemos/MG), recebeu relatório favorável do senador Styvenson Valentim (Podemos-RN). Conforme informações da Agência Senado, o autor do projeto ressaltou que Itajubá́ é uma cidade pioneira na produção nacional de helicópteros, “contribuindo para o aprimoramento e eficiência da segurança pública em Minas Gerais e no Brasil, colocando o município num patamar tecnológico da aeronáutica que contribui para o progresso e desenvolvimento mineiro”.
O APL de Asas Rotativas e Defesa de Itajubá é um instrumento que visa manter a cooperação e alavancar negócios nas mais de 44 empresas que fazem parte de ambos os segmentos no município. De acordo com o Governo de Minas, juntas, elas geram 5 mil empregos diretos e faturam R$ 1 bilhão por ano.
O objetivo do APL é permitir que ampliem sua lucratividade e contribuam para o desenvolvimento da economia do município por meio de ações coordenadas. Além da Helibras, o APL tem como âncoras a XMobots e Aerotron (Drones) e a Imbel (Armamentos).