Gestores e profissionais de 55 unidades do Sebrae, de todos os estados brasileiros, participaram, em Itajubá, do Encontro Nacional de Gestores de Ecossistema Local de Inovação (ELI). Durante o evento, de 29 a 31 de julho, o grupo conheceu o Ecossistema Itajubá HardTech, visitou a Inovai e assistiu a pitchs de duas startups da Jornada de Incubação da INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá), Asthon Tecnologia e Wonder DataLabs.
O objetivo do evento foi promover conexão, engajamento, relacionamento e maior interação entre os territórios brasileiros. Luisa Vidigal, analista da Unidade de Inovação e Mercado do Sebrae Minas, destacou a relevância do evento para o alinhamento da atuação do Sebrae junto aos ecossistemas: “Esse encontro é um momento estratégico para alinhamento da atuação e posicionamento do Sebrae junto aos ecossistemas. É uma oportunidade de nos inspirarmos com o case de sucesso do ecossistema de Itajubá”, destacou.
O Ecossistema Itajubá HardTech venceu a 8ª edição do Prêmio Nacional de Inovação (PNI 2023), promovido pelo Sebrae e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), na categoria Médio Porte. Leia mais neste link.
Durante o encontro, o grupo também realizou visitas técnicas a instituições envolvidas nos projetos de inovação e tecnologia do município, como a Inovai, a Universidade Federal de Itajubá (Unifei), o Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA), entre outros ambientes de inovação do município.
Andresa Paes, gestora do Sebrae Itajubá, expressou sua alegria em receber representantes de todo o Brasil na cidade e ressaltou a importância do encontro: “Itajubá se consolidou como referência nacional no desenvolvimento de empresas de tecnologia e estímulo ao conhecimento, conexões e novos negócios. Para nós, é motivo de orgulho poder recepcionar um evento como esse. Foram três dias de muita troca de experiência, cases de sucesso e apresentação de metodologias do Sebrae Nacional para desenvolvimento de ecossistemas”, explicou.
A apresentação do Ecossistema foi feita pelo diretor da Inovai, Maurício de Pinho Bitencourt. Ele falou sobre o modelo de governança do Ecossistema Itajubá HardTech e a interação que há entre os diversos atores. Também falou sobre a Inovai, responsável pela gestão de três ambientes de inovação em Itajubá: a INCIT, o Parque Científico e Tecnológico de Itajubá (PCTI) e Inovaitech – Escritório de Projetos.
Também houve apresentação dos seis Grupos de Trabalho, que elaboram e executam o planejamento estratégico do Ecossistema de 2024. Apresentaram os trabalhos realizados até aqui os grupos dos eixos de Comunicação, Internacionalização, Capital, Empreendedorismo e Inovação, Políticas Públicas e Integração.