EnglishPortuguês

Itajubá ganha um novo ambiente de inovação com a inauguração do Centro de Empreendedorismo da UNIFEI

Itajubá ganha um novo ambiente de inovação com a inauguração das novas instalações do Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal de Itajubá (CEU UNIFEI), que ocorreu em 16/12. O CEU conquistou, no início de dezembro, o Troféu Cristiano Becker de Melhor Hub de Inovação Nacional, honraria concedida pela Anprotec.

O novo espaço ocupa uma área de cinco mil metros quadrados e passará a abrigar os projetos especiais da universidade, as empresas juniores e novos cursos EAD, além dos programas que são rodados pelo CEU UNIFEI, como CriaLab, o TechLab e Lab001 e pela INOVAI.

A mesa foi composta pelo reitor, Edson da Costa Bortoni; pelo subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Minas Gerais, Lucas Mendes; pelo prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves Tiburzio e Silva; pelo vice-reitor, Antonio Carlos Ancelotti Junior; pela coordenadora dos Projetos de Competição Tecnológica, Patrícia Kelli Silva; pelo diretor da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo, Maurício de Pinho Bitencourt; e pelo aluno do curso de Administração, João Eduardo Mancilha, representando os discentes da UNIFEI.

HISTÓRICO
O novo Centro de Empreendedorismo foi idealizado em 2021 para atender à demanda do REUNI Digital, juntamente com a criação do curso de Bacharelado em Ciências e Tecnologia (BCTec). O projeto do BCTec, apresentado ao MEC em fevereiro daquele ano, incluiu a concepção do CEU e garantiu recursos iniciais e 15 novos códigos de vaga. A UNIFEI ficou responsável pela captação dos fundos necessários para a construção do CEU.

A Secretaria de Educação de Minas Gerais, em 2021, também solicitou propostas às universidades federais para beneficiar o ensino médio, incluindo o CEU em seus projetos para os campi de Itajubá e Itabira – nos dois campi, o investimento foi de R$ 30 milhões.

UTILIZAÇÃO DO ESPAÇO
“O uso do novo CEU não está limitado apenas ao BCTec. Por entender que a estrutura não está vinculada a uma unidade acadêmica, mas sim a uma unidade administrativa, a PROEX, o ambiente estará aberto também ao já existente CEU, às Empresas Juniores, aos Projetos Acadêmicos de Competição, às Ligas Acadêmicas, à equipe de Jogos Eletrônicos da Associação Atlética e a outras equipes que aplicam a hashtag VLEF (vai lá e faz). Além disso, a estrutura estará disponível para os colegas do ecossistema de inovação de Itajubá, para empresas incubadas na INCIT, empresas graduadas e demais organizações que compõem a riqueza científica e tecnológica de Itajubá”, explicou o reitor Edson Bortoni.

Maurício Bitencourt ressaltou a importância desse novo espaço de inovação para o Ecossistema Itajubá HardTech. “Estamos vivenciando um momento singular em nossa história, marcado pela transformação nas nossas relações – na comunicação, no consumo, na produção e, inclusive, na forma como vivemos. Essa transformação é impulsionada, especialmente, pelas tecnologias digitais”, disse.

De acordo com o diretor da Inovai, estamos na quarta revolução industrial, e o empreendedor é, sem dúvida, o agente dessa revolução. “É aquele que, ao identificar oportunidades, problemas ou modelos de negócios obsoletos, se lança na busca de soluções inovadoras. Para empreender e inovar, é imprescindível superar desafios, imergir nessa jornada empreendedora”, destacou.

Maurício Bitencourt lembrou que essa jornada passa por diferentes estágios, começando pela ideação – com destaque para os programas do CEU – avançando pelas fases de startup e, finalmente, alcançando um pleno crescimento que permitirá a instalação no Parque Científico e Tecnológico.

“É fundamental que nossos empreendedores tenham mais espaço e programas para superar essa trajetória, aumentando sua capacidade de entregar resultados não apenas para Minas Gerais, mas também para o nosso país, transformando-nos de meros consumidores de soluções em verdadeiros ofertantes de inovações”, finalizou.

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp