A Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (INCIT), um dos programas da Inovai, e o Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal de Itajubá (CEU–UNIFEI) são finalistas do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, promovido pela Anprotec.
A INCIT é finalista na Categoria Incubadora de Empresas – “Troféu Adelino Medeiros”, que visa reconhecer programas que tenham criado e implementado projetos capazes de incrementar a taxa de criação de novos empreendimentos inovadores no contexto de programas de incubação. A premiação também valoriza práticas inovadoras relevantes nos processos de incubação, pré-incubação, pré-aceleração, seleção e atração de empreendimentos.
O CEU–UNIFEI é finalista na Categoria Hub de Inovação – “Troféu Cristiano Becker”, que busca reconhecer programas que tenham criado e implementado projetos específicos que resultem em conexões eficazes entre startups, empresas, instituições de ensino e pesquisa. São valorizadas práticas que facilitem o desenvolvimento de soluções e negócios inovadores através da colaboração entre atores do ecossistema de inovação.
Em Minas, são três ambientes na final do prêmio, o terceiro é o BH-TEC, de Belo Horizonte, que disputa na Categoria Parques Tecnológicos.
Os vencedores serão conhecidos durante a 34ª Conferência Anprotec de Empreendedorismo e Ambientes de Inovação, que acontecerá nos dias 2 e 3 de dezembro de 2024, em São José dos Campos (SP).
Criada em 1987, a Anprotec é uma associação sem fins lucrativos que reúne 420 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, aceleradoras, coworkings, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. Pela sua trajetória, diretamente ligada ao desenvolvimento de incubadoras de empresas e parques tecnológicos brasileiros, a Anprotec é líder do movimento no país, promovendo atividades de capacitação, articulação de políticas públicas e geração e disseminação de conhecimentos.