Momento para debater a integração e as oportunidades para geração de negócios entre as cidades e os ecossistemas locais de inovação do Sul de Minas. Esse foi o objetivo central do Painel “Ecossistemas Regionais de Inovação e Empreendedorismo – Proposta Sul de Minas”, realizado durante a Itajubá HardWeek Especial de Novembro, em 20/11.
Para falar sobre esse e demais assuntos, foram convidados Mauricio de Pinho Bitencourt, diretor executivo da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (Inovai); Wander Wilson Chaves, prefeito de Santa Rita do Sapucaí; Igor Prado Tavares, vereador e idealizador do Núcleo de Empreendedorismo de Pouso Alegre (NEMPA) e do Pouso Hub; Gustavo Franco, CEO da BRAVA Inovação Corporativa e presidente do Instituto Cesullab de Ciência Tecnologia e Inovação, em Varginha; Izabella Carneiro, diretora geral da Agência de Inovação e Empreendedorismo da Universidade Federal de Alfenas – MG; e Telma Dias Ragonezi, diretora de Inovação para o Setor Produtivo na Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais.
O encontro, realizado no auditório do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), foi mediado pelo consultor de Negócios do Sebrae Minas, Paulo Sarto.
ARTICULAÇÃO
Telma Dias Ragonezi disse que a região é privilegiada por abrigar dois ecossistemas que são referência no país: o Itajubá HardTech e o polo de Santa Rita do Sapucaí. “O grande desafio é que os ecossistemas locais precisam estar articulados entre si e promovam ações em prol da região, levando a inovação aos municípios que ainda demandam por isso”, explicou.
Para isso ocorra, lembrou Izabella Carneiro, é fundamental que a hélice tríplice (governos, empresas e universidades) caminhe junta e funcione em sua totalidade. “Cada um tem o seu papel, mas é necessário que haja sinergia entre as ações e projetos para o crescimento sustentável de nossos ecossistemas locais”, disse.
Wander Wilson, prefeito de Santa Rita, foi além e disse que os ecossistemas precisam criar “algo fora da caixa”. “Devemos estabelecer um modelo de ações para esse trabalho conjunto”, afirmou. Ele citou, por exemplo, que umas das preocupações de parte da região é sobre a logística – tema que também foi abordado no Painel: “”. “Nenhum município consegue resolver esse problema sozinho, é fundamental que estejamos articulados para buscar apoio nas outras esferas de governo”, destacou.
EDUCAÇÃO
Outro tema que também apareceu nos dois painéis, que aconteceram em momentos distintos, foi a educação. “Precisamos cuidar da educação, dar chance aos que não têm e ampliar as possibilidade para aqueles que estão estudando. Ao mesmo tempo, precisamos desenvolver a cultura empreendedora, em todos os níveis, nos nossos municípios”, disse Igor Prado Tavares, vereador de Pouso Alegre.
Maurício Bitencourt lembrou que um passo importante foi dado: “estamos aqui, representantes das principais cidades, debatendo desafios e buscando soluções para a região”. Paulo Sarto, do Sebrae, ressaltou que nesse plano de trabalho a ser estabelecido será fundamental para replicar os modelos de ecossistemas que estão funcionando: “não precisamos criar nada do zero, mas aperfeiçoar o que já temos”.