As startups MBRLab e Metaprise Inovação e Tecnologia, que integram o Programa de Incubação da INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá) e a Inovai (Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo) participaram da 21ª FEMF – Feira de Empreendedorismo da FACESM (Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul Minas). Paralelo ao evento, nos dias 25 e 26/10, também aconteceu o I Congresso Regional de Educação Empreendedora.
A Metaprise apresentou sua plataforma de Tour Virtual interativo em 360° no formato de Ensino a Distância. “Está sendo ótima a oportunidade de aperfeiçoar a plataforma de acordo com os feedbacks dos usuários, desde crianças com 4 anos de idade até idosos. Todos estão entusiasmados com as vantagens da nossa tecnologia”, disse Ramon Mendes, CEO da startup.
A MBR Lab desenvolve softwares de educação complementar, baseado em diretrizes da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), utilizando metodologia lúdica, gamificação e interatividade, promovendo a educação 4.0 e trazendo protagonismo ao aluno, tanto autista quanto com quaisquer outros desafios. A Metaprise é especializada no desenvolvimento de tecnologias de Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (RA) e apresentações de projetos em 3D.
A FEMF é um dos principais eventos de empreendedorismo e Itajubá e abre espaços para a exposição de projetos em fase de pré-incubação, instituições que fomentam a cultura empreendedora, trabalhos de pesquisas mercadológicas, práticas educacionais de empreendedorismo no ensino fundamental e médio, consultas tecnológicas para iniciativas empreendedoras, entre outras iniciativas.
Na edição 2023, a programação incluiu duas palestras master. Na primeira, “Protagonize-se! Efervescência atitudinal para os novos tempos na educação”, Dill Casella explorou como assumir a liderança e adotar atitudes proativas é essencial para enfrentar os desafios da educação nos dias de hoje; e, na segunda, “Empreendedorismo no contexto da educação escolar”, Júlio Furtado abordou a importância do empreendedorismo na educação escolar, discutindo como habilidades empreendedoras podem preparar os estudantes para o mundo real.
A FEMF é uma realização conjunta da FACESM e do Colégio Empreender, com apoio da Inovai e do Sebrae Itajubá.