Um grupo da área de inovação do Sebrae Nacional, de Brasília, visitou o Ecossistema Itajubá HardTech nesta terça-feira, 30/01. A missão técnica conheceu a Unifei (Universidade Federal de Itajubá) e o Programa de Incubação da INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá), um dos ambientes de inovação geridos pela Inovai – Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo.
Durante a visita, também conheceram o Centro Tecnológico para o Pré-Sal Brasileiro (CTPB) da Unifei e duas startups graduadas pela INCIT: a Solver Tecnologias e a NexAtlas. A Solver Tecnologias atua com desenvolvimento, fabricação e instalação de sistemas de monitoramento de estruturas e sistemas de notificação de emergência. A NexAtlas é uma startup que oferece uma plataforma de planejamento de voos e navegação aérea offline para pilotos da aviação geral, tornando seu trabalho cada vez mais prático e seguro.
O grupo do Sebrae Nacional foi recebido pela pró-reitora adjunta de Extensão, Taisa Correa; pelo diretor de Extensão Tecnológica e Empresarial da universidade e presidente do Conselho Administrativo da Inovai, Carlos Henrique Pereira Mello professor Carlos Henrique Pereira Mello; e pelo diretor executivo da Inovai, Maurício de Pinho Bitencourt.
Também participaram a visita Andresa Cristina da Silva Paes, gestora do Sebrae Itajubá, e a Agente Local de Inovação do Sebrae Minas, Ana Souza.
Taisa Correa fez uma apresentação geral da universidade e seus programas de inovação e empreendedorismo, como CEU – Centro de Empreendedorismo da Unifei; o NIT – Núcleo de Inovação Tecnológica; e INTECOOP – Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, entre outros. Já Maurício Bitencourt apresentou o Ecossistema Itajubá HardTech, o mais inovador do Brasil em cidades de médio porte ().