No último sábado, dia 12, o CEU – Centro de Empreendedorismo da Unifei – realizou o evento Garagem LAB, com o objetivo de conectar o desenvolvimento tecnológico dos projetos de competição universitários a experiências e conhecimentos em empreendedorismo e inovação. A iniciativa buscou incentivar e potencializar o comportamento empreendedor dos participantes, apresentando uma nova perspectiva de carreira: a criação de tecnologias e startups.
Reunindo todos os projetos de competição da universidade, o evento contou com uma programação engajadora e inspiradora, incluindo palestras com cases de sucesso do ecossistema local, protagonizados por ex-integrantes desses mesmos projetos: Thales Nicoletti, cofundador da Agrosmart, e Helton Franco, cofundador da Irricontrol, ambos ex-membros da equipe de robótica Uai!rrior durante a graduação.
Além disso, os alunos participaram de uma dinâmica interativa de ideação, que estimulou a experimentação, a colaboração e a tomada de iniciativa. Enrico Menezes, representante do Ex Machina, destacou a relevância da experiência: “O evento nos ajudou a visualizar oportunidades de negócio dentro das atividades que já realizamos no nosso projeto, além de mostrar que o empreendedorismo está muito mais próximo da nossa realidade do que imaginávamos.”

O Garagem LAB reforça o propósito de transformar conhecimento acadêmico em impacto real, incentivando os estudantes a assumirem o protagonismo de seus próprios futuros. “O encontro mostrou que quem lida com tecnologia no dia a dia tem grande potencial para inovar. O sucesso do evento reforça a importância e a expectativa de continuidade dessa colaboração,” afirma Raphael Messias, agente de inovação do CEU e organizador do evento.
O sucesso do evento representa uma oportunidade estratégica para a Incit, ao aproximar estudantes engajados em tecnologia de uma vivência concreta com o empreendedorismo. Ao estimular a ideação, a experimentação e a identificação de oportunidades de negócio dentro dos próprios projetos de competição, o evento revela um potencial fértil para a formação de novas startups.