EnglishPortuguês

Equipe da Unifei vence categoria Conexão Global do NASA Space Apps Challenge 2023

A Arcobaleno, formada por alunos da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), venceu a categoria Conexão Global do NASA Space Apps Challenge 2023, evento internacional que recebeu a inscrição de mais de 5.500 projetos. Do total, 40 foram selecionadas para a final e 10 foram premiados. A equipe é formada por Júlia Guidolim, Lucas Vicentini, Talita Marçal, Thais Ferreira e Vítor Cardinali.

“Nosso projeto visa promover a inclusão e a educação, permitindo que os cegos percebam o seu entorno através do som e oferecendo uma porta de entrada cósmica para explorar o universo. Em resumo, Arcobaleno combina tecnologia, arte e educação para proporcionar um universo de possibilidades, desvendando a beleza das imagens através do som, enriquecendo a vida e convidando a todos a embarcar numa viagem auditiva pelo mundo e pelos mistérios do cosmos, fomentando novas conexões e expansão de horizontes”, explica Vítor Cardinali.

A Arcobaleno desenvolveu um método inovador que transforma imagens 2D e 3D em uma experiência sensorial por meio da sonificação, permitindo que indivíduos com dificuldade visual se conectem com o mundo e explorem o cosmos com a ajuda da base de dados da NASA. O processo envolve separar as imagens em camadas, digitalizá-las, converter suas cores SHL em notas musicais, associar as cores às notas musicais e criar uma representação auditiva única. “O que diferencia o Arcobaleno é o método sistêmico e a personalização, permitindo ao usuário escolher o gênero musical de sua preferência”, completa Vítor Cardinali.

SOBRE O PROJETO

O NASA International Space Apps Challenge é um hackathon internacional para programadores, cientistas, designers, contadores de histórias, criadores, construtores e inovadores. Durante o evento, equipes de cidades de todo o mundo envolvem a NASA e os dados gratuitos e abertos de seus parceiros da Agência Espacial para resolver problemas do mundo real na Terra e no espaço.

Desde a sua criação em 2012, o hackathon envolveu mais de 280 mil inscritos de mais de 185 países/territórios no uso de dados abertos da NASA para construir soluções inovadoras para os desafios que enfrentamos na Terra e no espaço.

Em Itajubá, o evento foi organizado pelo Centro de Empreendedorismo (CEU), um projeto regido por alunos da Unifei e que objetiva promover a educação empreendedora na comunidade, impactando centenas de alunos por ano. O evento aconteceu entre os dias 6 e 8 de outubro de 2023, na universidade e contou com apoio da Inovai, a agência de inovação de Itajubá, e das empresas Advantech, Thyssenkrupp e Davi Confecções.

PATROCÍNIO

Como premiação, o time foi convidado a visitar a sede da NASA em Washington e, para isso, busca a ajuda de instituições para auxiliá-lo no custeio da viagem. Caso você possa ajudá-lo, entre em contato pelo WhatsApp: https://wa.me/5531999864573.

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp