O diretor executivo da Inovai, Maurício de Pinho Bitencourt, apresentou o Ecossistema Itajubá HardTech durante o painel “Cidades Melhores para Inovar: como transformar nosso município em um território inovador”. O debate integrou a programação do Delta Forum 2023, que aconteceu entre os dias 21 e 23 de novembro, na sede do Sebrae Minas, em Belo Horizonte/MG. O evento contou com a participação do secretário de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Fernando Passalio de Avelar.
Durante o evento, seis startups da INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá) tiveram a oportunidade de expor seus produtos, processos e serviços com soluções para Smart Cities no estande do Ecossistema Itajubá HardTech. São elas: i4H, Liteleds, Kmee, IE Tecnologia, Solver Tecnologias e Verth Tecnologia.
A terceira edição Delta Fórum teve como tema principal o programa Cidade Empreendedora, uma iniciativa do Sebrae que abrange soluções para acelerar o desenvolvimento econômico e transformar a realidade de municípios e territórios em todo o Brasil.
Durante o evento, foram abordados assuntos como governo digital, place branding, atração de investimentos, políticas públicas, liderança inovadora, turismo, gastronomia, educação empreendedora, desenvolvimento sustentável de territórios e muitos outros. Também houve espaço para que startups pudessem expor seus produtos, processos e serviços inovadores.
PAINEL
O painel “Cidades Melhores para Inovar” contou ainda com a participação de Luciana Sayuri Oda, que falou sobre o tema “Florianópolis: um case de sucesso nacional”; e Júlia Clarinda Machado, que contou sobre “Porto Digital: inovação e preservação no centro histórico do Recife”. A abertura foi feita por Luísa Silva Vidigal, analista de Inovação e Competitividade do Sebrae Minas.
“Nesse painel, tivemos a oportunidade de conhecer boas práticas do ecossistema Itajuba HardTech e de que forma está impulsionando a inovação e contribuindo para o surgimento de negócios inovadores em seu território”, explicou Luisa Vidigal.
STARTUPS
“Participar do Delta Fórum foi excepcional para nós, da Solver. Nossa participação foi possível graças ao apoio fundamental da Inovai e do Sebrae Minas”, disse o sócio fundador e diretor da Solver Tecnologias, Daniel Trautwein. “Tivemos a grata surpresa de apresentar nossa solução de monitoramento de encostas urbanas ao secretário Fernando Avelar, que demonstrou interesse em abrir portas para que essa solução seja utilizada pelos municípios mineiros”, completou.
A Solver Tecnologias atua no setor de desenvolvimento e comercialização de soluções de monitoramento autônomo aplicado a estruturas, barragens de rejeito, hidrelétricas, pilhas de rejeito, taludes, edificações e ferrovias. Integrando tecnologias inteligentes fornecemos informações e dados em tempo real, úteis para tomadas de decisão. Saiba mais sobre a startup neste link.
“Nosso agradecimento e parabéns a todos do Sebrae e da Inovai pela excelência alcançada com o evento Delta Fórum. Foram muitas as oportunidades mapeadas junto às prefeituras mineiras e demais participantes. Há de se destacar a oportunidade de apresentarmos nossas soluções diretamente ao secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio”, destacou Luciano Lamoglia, da I4H, startup que integra o Programa de Incubação da INCIT. A I4H é uma plataforma de monitoramento e análise de sinais fisiológicos capaz de detectar anomalias que representam risco à saúde. Provê orientação médica personalizada e de qualidade, acompanha a evolução e eficácia do tratamento, reduz custos operacionais, torna os planos de saúde mais competitivos e amplia a base de benefícios.