O diretor executivo da Inovai (Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo), Maurício de Pinho Bittencourt, apresentou o Ecossistema Itajubá HardTech e a sinergia que há entre os atores, em especial, as instituição de ensino superior, durante o “Café com a PPPI”.
O evento foi organizado, em 27 de março, pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPI) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), em Pouso Alegre.
O objetivo do encontro foi reunir gestores de Pesquisa e Inovação para compartilhar resultados, fomentar o empreendedorismo científico e trocar experiências de sucesso nos campi do IF Sul de Minas.
O tema da apresentação de Maurício Bitencourt foi “Empreendedorismo científico: estreitando laços entre a academia e o mercado”. “Apresentamos a sinergia que há em nosso ecossistema entre as instituições de ensino e a incubadora de empresas, por exemplo. Muitas pesquisas viram startups de sucesso”, disse o diretor da Inovai.
A Inovai tem como proposta de valor gerir, de forma colaborativa, as ações, projetos e atividades de inovação e empreendedorismo do ecossistema. A agência promove três ambientes de inovação. São eles: a INCIT – Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá; o PCTI – Parque Científico e Tecnológico de Itajubá; e o Inovaitech – Centro de Desenvolvimento Tecnológico.