EnglishPortuguês

Desafios e Perspectivas para o Ecossistema Itajubá HardTech para 2024 é tema de painel na Itajubá HardWeek

O que queremos para o Ecossistema Inovador de Itajubá, que caminhos seguir e quais desafios temos pela frente? Essas perguntas nortearam o Painel: “Desafios e Perspectivas para o Ecossistema Itajubá HardTech no ano de 2024”, realizado durante a Itajubá HardWeek Especial de Novembro, em 20/11.

Para o painel, foram convidados: Halley Takano, co-founder e ex-CEO da Comprovei; Vasco Varanda Picchi, CEO da Safe Trace; Bernardo Vasconcelos de Carvalho, CEO da B2ML Sistemas, co-fundador e ex-CEO do O Entregador e da Mútuos Inteligência; e Rodrigo Protazio, co-founder da Juntos Energia. A mediação do debate foi feita por Mauricio de Pinho Bitencourt, diretor executivo da Inovai.

Com curadoria da Inovai – Associação Itajubense de Empreendedorismo e Inovação, a Itajubá HardWeek se consolida como um marco no cenário itajubense e contribui para fomentar a cultura empreendedora, criar conexões entre os atores e fortalecer ainda mais os laços dentro do nosso Ecossistema.

A semana mensal de eventos, que acontece desde 2021, celebra e impulsiona o ecossistema, o mais inovador do Brasil na categoria cidades de médio porte, prêmio foi concedido pelo Sebrae e Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Desafios

Para Bernardo Carvalho, são dois os desafios para o ecossistema: melhorar a logística de Itajubá, que dificulta a realização de negócios com players de outros estados, e o povoamento do Parque Científico e Tecnológico de Itajubá (PCTI). “São dois gargalos que precisam ser resolvidos o quanto antes para aumentar a visibilidade e a competitividade das empresas”, disse.

Rodrigo Protazio, que também é professor universitário, defendeu a melhoria na educação. “Precisamos urgentemente atualizar o currículo dos nossos cursos. É difícil encontrar profissionais capacitados nas novas tecnologias, que mudam a todo instante. Isso é necessário porque, hoje, leva-se muito tempo para preparar um profissional dentro da empresa”, destacou.

Haley Takano lembrou que um dos grandes desafios do Ecossistema é sustentar as conquistas, como o reconhecimento de melhor do país. “Hoje, a régua de medição está lá em cima e isso é positivo porque mostra o quanto crescemos nos últimos anos, mas também nos lembra que precisamos manter esse crescimento de maneira constante e sustentável”, disse.

Vasco Picchi concorda e acrescenta: “manter esse crescimento é fundamental para continuar gerando negócios, evoluir com as novas tecnologias, como a Inteligência Artificial”, disse. “Esses empreendedores trazem ao debate uma angústia pela qual passamos e, de certa forma, ainda sentimos: sabemos que fizemos muito, mas temos a clareza de que falta muito por fazer ainda”, concluiu Maurício Bitencourt.

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp