Uma delegação do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (Civap), de São Paulo, realizou uma visita técnica à Inovai, a agência de inovação de Itajubá, onde foi recebida pelo diretor executivo, Maurício de Pinho Bitencourt.
A comitiva contou com a presença de cinco prefeitos, analistas do Sebrae Marília, autoridades da região e representantes do deputado estadual Mauro Bragato, presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O Civap, criado em 1985, é um consórcio de cooperação entre os 46 municípios do Vale do Paranapanema.
“A visita à Inovai e a outros ambientes de inovação proporcionou um ambiente propício para a troca de ideias e o fortalecimento do networking entre os participantes. Acreditamos que podemos firmar parcerias de cooperação”, explicou Antonio Marcos da Costa Lima, assistente parlamentar especial do deputado Mauro Bragato.
Durante a visita, em 06/11, a comitiva teve a oportunidade de visitar as instalações da Inovai, conhecer o Ecossistema Itajubá HardTech e algumas startups como a Verth Tecnologia e a Solver Tecnologias. O grupo também conheceu o Programa de Incubação da INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá), o Centro de Empreendedorismo (CEU), empresas Juniores e o Centro Tecnológico para o Pré-Sal Brasileiro (CTPB) da Unifei (Universidade Federal de Itajubá), um centro de excelência em pesquisa e desenvolvimento na área de petróleo e gás, entre outros locais.
A comitiva foi composta por Oscar Gozzi, prefeito de Tarumã; Ida Franzoso, diretora executiva do Civap; Antonio Marcos da Costa Lima, assistente parlamentar especial; Paulo Eduardo, prefeito de Maracaí; Paulo Eduardo Pinto, prefeito de Florínea, que estava acompanhado da primeira-dama Rosilene Ferreira Pinto; Cristiane Souza, gerente do Sebrae Marília; José Madeira Netto, analista de Negócios e Inovação; Arildo, prefeito de Cruzália; Antonio Takashi Sasada, prefeito de Paraguaçu Paulista; e Marcelo Acioli Toledo, egresso da Unifei (Universidade Federal de Itajubá).