O Corpo de Bombeiros de Itajubá realizou, em 30 de julho, um exercício simulado com os moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS) do talude localizado no bairro Vila Isabel. O objetivo do treinamento foi testar o tempo de resposta e a eficácia das ações de resgate em caso de emergência.
O talude é monitorado pela startup Solver Tecnologias, graduada pela INCIT (Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá). O projeto no “Morro da Vila Isabel” conta com 15 sensores ATT para o monitoramento do terreno e a 11 SINORES – Sistema Digital de Notificação Remota, instalados em casas próximas ao terreno. Os SINORES funcionam como sirenes para alertar, com sinal sonoro, as pessoas caso haja alguma situação de emergência. Leia mais aqui.
Durante a simulação de salvamento, o comboio do Corpo de Bombeiros conseguiu chegar ao local em apenas 11 minutos, contando a partir do acionamento da sirene. Ao chegarem, os bombeiros auxiliaram na evacuação da população e no resgate das vítimas que estavam no local.
O exercício contou com a presença de diversos representantes das Secretarias da Prefeitura de Itajubá, do Exército Brasileiro, da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Defesa Civil Estadual, da Guarda Civil e da empresa Solver Tecnologias, responsável pelo monitoramento do talude.