A conquista do Ecossistema Itajubá HardTech na 8ª edição do Prêmio Nacional de Inovação, promovido pelo Sebrae e Confederação Nacional da Indústria (CNI), trará um impacto positivo para todo o ecossistema mineiro de inovação e empreendedorismo. A opinião é da presidente da Rede Mineira de Inovação (RMI) e diretora executiva do Centro Tecnológico de Desenvolvimento Regional de Viçosa (CenTev/UFV), Adriana Faria.
“Estamos muitos felizes por esse justo e merecido reconhecimento ao Itajubá HardTech, um ecossistema que se destaca por sua maturidade, seus resultados alcançados e as conexões que busca estabelecer com outros ambientes de inovação”, disse Adriana Faria (à direita, nas fotos). “Tenho convicção de que terá um impacto positivo no ecossistema mineiro, um dos mais importantes do país”, completa.
Opinião semelhante tem Luísa Silva Vidigal (ao centro, nas fotos), analista de Inovação e Competitividade do Sebrae Minas. “Ter o reconhecimento do Prêmio Nacional de Inovação reforça a relevância do Ecossistema de Itajubá como um mecanismo promotor do desenvolvimento tecnológico e da inovação no fomento ao empreendedorismo local”, destacou.
Para o diretor de Extensão Tecnológica e Empresarial da Unifei (Universidade Federal de Itajubá) e presidente do Conselho Administrativo da Inovai, professor Carlos Henrique Pereira Mello, o prêmio é um “sonho que se tornou realidade”. A Inovai, a agência de inovação de Itajubá, é a entidade responsável pela governança do Ecossistema HardTech.
“Logo depois do anúncio, passou um filme na cabeça, lembrando de cada um que teve essa visão, esse sonho há mais de 20 anos: que Itajubá pudesse ter um parque científico e tecnológico implantado, uma incubadora de empresas de sucesso, com a geração de novos negócios e empregos de tecnologia, e que, ao longo do tempo, continuaram persistindo para que um dia isso se tornasse realidade”.
Carlos Melo destacou ainda que “o sucesso não pode nos deixar baixar nossas armas”. “Temos que manter o foco, aumentar nossos esforços, melhorar os investimentos dos parceiros para que possamos melhorar ainda mais, em especial, nas condições de trabalho da equipe da Inovai”, completou.
PREMIAÇÃO
O . O anúncio foi feito nesta terça-feira, 26 de setembro, durante cerimônia no São Paulo Expo, na capital paulista.
A delegação de Itajubá para a cerimônia de premiação foi composta pelo
Reitor da Unifei, professor Edson Bortoni, o prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves; o diretor executivo da Inovai, Maurício Pinho Bitencourt; o secretário municipal de Ciências, Tecnologia Indústria e Comércio, Fernando Bissacot; a gestora de Microrregião do Sebrae, Andresa Cristina; o presidente da CDL Itajubá, Alexandre Lopes; o diretor geral da FACESM, Ronaldo Abranches; e a agente de ecossistemas de inovação do Sebrae Itajubá, Ana Cleo de Souza.