Os sete projetos que integram o Ciclo 1 do impActiva entram na reta final do programa, iniciado em 25 de novembro de 2024. Os empreendedores irão participar, nos próximos 15 dias, de palestras e mentorias sobre Marketing Digital e Mensuração de Impacto. O encerramento do programa será em 31 de janeiro, com apresentação de pitchs.
Participam do Ciclo 1 do impActiva os seguintes projetos: VASCIF – Brigadista; Tá de Brincadeira; TecCurar; Ecofy; Sunclear; Brechó Henrique; e ITACIM.
O impActiva é um Programa de Ideação de Negócios de Impacto que atua no Ecossistema Itajubá HardTech, oferecendo suporte aos empreendedores, conectando ideias promissoras a recursos essenciais e auxiliando na transformação de conceitos em negócios viáveis que geram impacto positivo na sociedade. O programa é uma iniciativa da Inovai e Prefeitura de Itajubá.
“Esse primeiro ciclo tem sido uma jornada incrível! Houve um engajamento muito grande dos empreendedores, que realmente precisam desse suporte para lapidar ideias promissoras em negócios viáveis. Para nós, foi um desafio extremamente enriquecedor e, ao mesmo tempo, inspirador, pois já conseguimos identificar melhorias interessantes para o Ciclo 2”, explicou Shilton Ramos, coordenador do impActiva. As inscrições para o Ciclo 2 terminam em 02 de fevereiro – clique aqui e saiba mais.
De acordo com Shilton Ramos, o impActiva oferece assessoria, mentoria e ferramentas para validação de negócios. O foco dos projetos são iniciativas que enfrentam desafios socioambientais, alinhando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU com a geração de valor sustentável para as comunidades locais.






Durante o programa, são oferecidas palestras sobre temas essenciais, como pesquisa de mercado, análise de concorrência, modelo de negócios, gestão financeira, marketing e muito mais, incluindo uma palestra específica sobre fontes de financiamento para negócios de impacto. Os participantes têm acesso a mentores que podem auxiliar na exploração desses temas, além de estímulos, por meio de reuniões e atividades, para o desenvolvimento de competências empreendedoras. O programa também promove conexões com atores do Ecossistema Itajubá HardTech, fortalecendo a rede de contatos dos empreendedores. Todas essas abordagens contribuem para o fomento de iniciativas de impacto social.
IDEIAS PROMISSORAS
Conheça abaixo os sete projetos que integram o Ciclo I do impActiva:
VASCIF – Brigadista: Solução tecnológica para extinguir incêndios, mesmo em áreas de difícil acesso.
Tá de Brincadeira: Infoproduto no formato de comunidade virtual, com o nome “Tá de Brincadeira”. Conteúdo qualificado sobre brincadeiras desplugadas, tradicionais e/ou criativas, a fim de estreitar o relacionamento entre as crianças e as famílias, e promover a cultura do livre brincar.
TecCurar: Capacitação Avançada em Tecnologia no Tratamento de Feridas na Rede Pública de Saúde: Implementar uma iniciativa de saúde pública e de impacto social por meio da criação de um grupo multidisciplinar especializado na capacitação avançada de profissionais de saúde para a realização de curativos.
Ecofy – Aplicativo de Marketplace de Produtos Sustentáveis: Produzir um aplicativo de marketplace para conectar pequenos empreendedores de produtos sustentáveis a consumidores desse mercado.
Sunclear: Limpadores Solares Autônomos: Tecnologia para limpeza autônoma de painéis solares. Tem objetivo de tornar a limpeza de painéis solares mais prática, reduzindo custos e promovendo a sustentabilidade no setor, contribuindo para o avanço dos investimentos em energia limpa.
Brechó Henrique – Brechó de Calçados: Brechó focado na compra e venda de calçados usados, promovendo a economia circular e o consumo consciente.
ITACIM – Inovação e Tecnologia Ambiental em Compósitos Inteligentes e Materiais: Busca atuar na gestão sustentável de resíduos, oferecendo soluções inovadoras para reciclagem de materiais industriais e da construção civil.