Empresários, gestores de startups, autoridades, profissionais da área de ciência e tecnologia e demais atores do Ecossistema Itajubá HardTech participaram da cerimônia de abertura da Itajubá HardWeek – Edição Especial de Novembro, realizada presencialmente nas dependências do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG) da Universidade Federal de Itajubá (Unifei).
Participaram da cerimônia, o reitor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), professor Edson da Costa Bortoni; o vice-prefeito de Itajubá, Nilo Baracho, representando o prefeito Christian Gonçalves no evento; a analista do Sebrae Itajubá, Andresa Cristina da Silva Paes; e o diretor da Inovai, Mauricio Bitencourt.
Estiveram presentes também no evento representantes dos sócios fundadores da Inovai: Unifei; Governo de Minas Gerais; Prefeitura de Itajubá; Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Sul de Minas (Facesm); Associação Comercial, Empresarial e Industrial de Itajubá (ACIEI); Câmara de Dirigentes Lojistas de Itajubá (CDL); e Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Itajubá (SIMMMEI).
Após a cerimônia de abertura, em 20/11, aconteceu a Palestra Magna “Inteligência Artificial Generativa: como sobreviver à próxima revolução industrial?”, com Juliano Kimura, renomado especialista nessa área. Ele falou, durante sua apresentação, sobre como a Inteligência Artificial irá impactar a vida das pessoas e das empresa. Clique aqui e assista à palestra.
Ainda durante a Itajubá HardWeek Especial, que contou com a correalização do Sebrae Minas, foram realizados workshops, painéis e rodada de negócios.
A Itajubá HardWeek, com curadoria da Inovai – Associação Itajubense de Empreendedorismo e Inovação, se consolida como um marco no cenário itajubense e contribui para fomentar a cultura empreendedora, criar conexões entre os atores e fortalecer ainda mais os laços dentro do Ecossistema Itajubá HardTech. Ela acontece todo mês, sempre na terceira semana, com atividades presenciais e virtuais.
Criada em 2022, é um modelo que tem dado certo por gerar conexões e conteúdo para todos os atores do ecossistema, destacou o diretor executivo da Inovai, Maurício de Pinho Bitencourt. Durante sua apresentação, na cerimônia de abertura, mostrou dados que comprovam a importância da Itajubá HardWeek.
“Temos um orgulho muito grande do nosso ecossistema, que realmente funciona graças à sinergia entre as instituições. Quero parabenizar a Inovai pela iniciativa de organizar, todo mês, a Itajubá HardWeek: só pode fazer um evento como esse quem tem muito a mostrar. Essa edição especial, toda presencial, fecha o ciclo 2023, ano em que fomos reconhecidos como o melhor ecossistema de inovação do país”, disse o vice-prefeito de Itajubá, Nilo Baracho.. O Ecossistema Itajubá HardTech venceu como , honraria concedida pelo Sebrae e pela Confederação Nacional da Indústria.
De acordo com o reitor da Unifei, Edson da Costa Bortoni, “colhemos os frutos, como esse prêmio de melhor do Brasil, porque todos trabalhamos muito e em sintonia”. “Nós, da Unifei, como das demais faculdades de Itajubá, formamos talentos e capacitamos profissionais para empreender e inovar”, disse.
“O Sebrae Minas é parceiro das instituições e está presente nas atividades desenvolvidas no ecossistema. Para 2024, pretendemos ter uma verba específica para potencializar ainda mais as ações do Itajubá HardTech”, disse Andresa Cristina da Silva Paes, analista do Sebrae Itajubá.