“Um projeto inovador que une mobilidade elétrica, geração fotovoltaica, turismo, sustentabilidade e proteção aos animais”.
Protótipo de carruagem elétrica, desenvolvida pela startup Verth Tecnologia em parceria com DME, PUC Minas e IF Sul de Minas, é apresentada em Poços de Caldas, Minas Gerais. O veículo será utilizado para substituir as charretes no município. O veículo terá condutores vestidos à caráter e vai disponibilizar informações turísticas por meio de GPS.
O modelo foi apresentado nesta quarta-feira (05/10) após nove meses de pesquisa e trabalho. A nova carruagem elétrica tem capacidade para transportar até quatro turistas além do condutor. Ela pode ser carregada nos eletro postos da cidade e tem autonomia de 50km, com velocidade máxima de 30km/h.
Para Alexandre Rennó, CEO da Verth, “o maior desafio do projeto foi fazer a integração das partes: mecânica, elétrica, inteligência de software e design e os testes de performance visto que não existe no mercado nada parecido”.
As carruagens fazem parte do projeto “Poços + Inteligente”, que também implantou o bicicletário eletrônico inteligente, que também utiliza tecnologia da Verth.
A Verth Tecnologia integra o Programa de Incubação da INCIT desde 2019 e se destaca por atender várias demandas específicas do mercado de projetos especiais voltados a automação de processos, soluções em IOT – Internet das Coisas, identificação através de rádio frequência, captura e processamento de dados, monitoramento, gestão e rastreamento de frotas, sistemas de abastecimento, controle de acessos, entre outros.