Mais visibilidade e atração de investimentos públicos e privados, o que irá impulsionar o desenvolvimento de novas empresas e startups. Essa é a opinião dos atores e sócios fundadores da Inovai, a entidade responsável pela governança do Ecossistema HardTech, ao comentar o Prêmio Nacional de Inovação, concedido pelo Sebrae e Confederação Nacional da Indústria empresas, pesquisadores e ecossistemas inovadores do Brasil.
O Ecossistema Itajubá HardTech venceu como . O anúncio foi feito em 26 de setembro, durante cerimônia no São Paulo Expo, na capital paulista.
“Representamos no evento, com muito orgulho, todos os ecossistemas de inovação de Minas Gerais! Esse prêmio é o reconhecimento de todo trabalho realizado em Itajubá há mais de 20 anos. Essa conquista nos fortalecerá ainda mais como ecossistema, atraindo mais investimentos e impulsionando o desenvolvimento das empresas do município”, destacou Andresa Cristina da Silva Paes, analista do Sebrae Itajubá.
Andresa Silva disse ainda que o Sebrae é parceiro da Unifei (Universidade Federal de Itajubá), da Prefeitura Municipal, da Inovai e das demais entidades do município em projetos que visam o desenvolvimento da cidade.
“Receber o prêmio na categoria Ecossistema de Inovação é uma honra muito grande, considerando que somos avaliados no que há de melhor dentro do promotores do evento, a CNI e Sebrae”, disse o secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, José Fernando Grassi Bissacot. “Itajubá nunca mais será a mesma depois desse prêmio, e isso representa uma responsabilidade muito grande e uma motivação adicional para que continuemos juntos, alinhados e com o mesmo objetivo para que a tecnologia e a inovação impactem positivamente nossa região, o estado e o país”, completou.
Fernando Bissacot acredita que a visibilidade do prêmio “nos torna mais responsáveis para dar continuidade às ações e projetos comuns”. “A união entre as forças municipais, via tríplice hélice, é algo singular da governança através da Inovai”, ressaltou.
O presidente do Sindicato das Indústrias de Itajubá (SIMMMEI), Henrique Sérgio, disse que o prêmio conquistado é um reconhecimento significativo que fortalece ainda mais o ecossistema municipal de empreendedorismo e inovação. “Queremos expressar nossa grande satisfação, de toda a diretoria do SIMMMEI e suas associadas, por esse prestigioso prêmio concedido pelo Sebrae e pela CNI. Parabéns ao Mauricio Bitencourt e sua equipe, cujo trabalho exemplar na área de empreendedorismo e avanços tecnológicos merecem destaque”, disse.
De acordo com Henrique Sérgio, “o compromisso da Inovai em contribuições para a inovação tem sido notável e inspirador”. “Graças ao apoio contínuo às startups, às empresas emergentes e à comunidade de inovação em geral, estamos testemunhando uma transformação diante de nossos olhos, e, como resultado direto de seus esforços e dedicação, conquistamos o 1º lugar. O futuro é construído em conjunto”, destacou o presidente do SIMMMEI.
Ronaldo Abranches, diretor geral da FACESM (Faculdade de Ciências, lembra que o Prêmio Nacional de Inovação é algo “que acabamos de receber, porém vem sendo construído há muitos anos”. “Nosso ecossistema vem sendo desenvolvido de maneira sustentável, ou seja, criando autonomia para não ter interrupções durante o processo. Ainda há muito a construir e a interação e sinergia dos seus atores é que possibilita o crescimento contínuo onde todos são beneficiados. Assim, com a participação de todos, estamos construindo um modelo de desenvolvimento que gera valores e qualidade de vida”, disse.
Para Alexandre Lopes, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itajubá, “a premiação vem coroar um trabalho de décadas de toda a comunidade itajubense”. “Isso só foi possível pela união de todos, remando na mesma direção e com o mesmo objetivo de trazer desenvolvimento sustentável para o município por meio ciência, inovação e tecnologia. Com certeza, esse prêmio trará mais visibilidade, mais investimentos públicos e privados para Itajubá”, afirmou.
“Essa é uma conquista histórica e inédita para a nossa cidade e representa um marco significativo no reconhecimento do nosso comprometimento com a inovação e o empreendedorismo. A inovação é o motor do progresso e do desenvolvimento, e Itajubá demonstrou, mais uma vez, ser um líder neste campo. Esta vitória é um tributo ao espírito empreendedor e à colaboração entre empresas, instituições de ensino e o governo local, que tornaram possível a criação de um ecossistema de inovação tão vibrante, forte e ainda mais promissor. Parabéns, Itajubá”, disse o presidente da ACIEI (Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Itajubá), Hector Gustavo Arango.