EnglishPortuguês

Atores do Ecossistema Itajubá HardTech participam de Workshop para elaboração de planejamento estratégico 

Atores do Ecossistema Itajubá HardTech, ecossistema de inovação e empreendedorismo de Itajubá, participaram, em 14/02, de workshop para elaboração do Planejamento Estratégico 2023, realizado no coworking do CEU – Centro de Empreendedorismo da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). O objetivo foi refletir sobre os desafios atuais e propor as ações prioritárias para o fortalecimento do empreendedorismo inovador no município.

Esse evento possui relação com o Programa Agentes Locais de Inovação – ALI Ecossistemas, promovido pelo Sebrae Minas. Itajubá é um dos quatro municípios mineiros que atualmente participam do programa, juntamente com Divinópolis, Lavras e Uberlândia. O Programa ALI Ecossistema coloca à disposição de cada um desses municípios um bolsista com dedicação exclusiva que, orientado por um consultor sênior, tem como principal missão dar suporte aos atores para que essas ações sejam executadas e alcancem os resultados esperados.

“O evento foi muito positivo. Tivemos uma alta adesão de diversos atores do ecossistema, que participaram ativamente das discussões e proposições durante o evento”, explica o consultor sênior Luiz Fernando Gelape, que orienta, coordena e acompanha o trabalho dos agentes do Programa ALI em cada ecossistema. “Itajubá já é um dos ecossistemas de inovação mais maduros de Minas Gerais e do país, recebendo com frequência missões técnicas de outros municípios e estados brasileiros que buscam inspiração para estruturarem o seu ecossistema”, completa. 

De acordo com Luiz Gelape, isso é fruto de um trabalho de longo prazo, que foi ganhando corpo ao longo de décadas em decorrência do comprometimento de vários atores. “O alto nível de adesão e de qualidade das proposições demonstrou a vontade de mais atores darem a sua contribuição para que Itajubá dê saltos em sua trajetória de sucesso”, acredita.

O workshop gerou um conjunto de ações propostas por diferentes grupos de trabalho. Agora, cada grupo deverá desdobrar essas ações, definindo atividades, prazos e responsáveis para que elas possam ser concluídas ainda em 2023. O detalhamento dessas atividades será apresentado pelos grupos no próximo encontro do Ecossistema Itajubá HardTech, a ser realizado em março.

Compartilhe esse conteúdo

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp