Gestão de APL's
Um Arranjo Produtivo Local, além de criar uma identidade para um grupo de empresas, também propicia uma série de benefícios como exemplo: o segmento passa a participar de políticas públicas dos governos federal e estadual, desenvolvidas especificamente para os Arranjos Produtivos, como editais de financiamento e linhas de crédito subsidiadas.
Os APLs de Itajubá – Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e Aero, Asas Rotativas, Drones e Defesa, são reconhecido oficialmente pelo governo de Minas Gerais por reunir um conjunto significativo de empresas e entidades que pesquisam, desenvolvem, consomem e comercializam produtos e soluções do mesmo setor para o país e para o mundo.
Estes APLs reúnem diversas instituições de ensino, formando profissionais especialistas em tecnologia para mais de 200 empresas especializadas, que atuam de forma colaborativa, integrada e com vínculos que trazem desenvolvimento social e econômico para todos.
A proposta é sempre ampliar a geração de negócios, aumentar a oferta de empregos e renda no município, além de fortalecer a posição histórica de Itajubá como polo de excelência em pesquisa científica, tecnológica e inovação no país.